A tecnologia auxiliando nas demandas contábeis em plena Pandemia de Covid


O universo contábil vem passando por uma revolução há alguns anos, graças ao avanço da tecnologia. No entanto, com a pandemia do Coronavírus, esse processo se intensificou, obrigando os órgãos públicos e as empresas a se adaptarem a uma nova realidade de trabalho remoto e ao uso de softwares e sistemas específicos para a resolução de variadas questões contábeis.

Neste contexto, a tecnologia aliada à contabilidade facilitou as demandas durante esse período de isolamento, acelerando os processos de automatização e gerando mais eficiência e produtividade. Com os recursos tecnológicos, várias atividades, que antes eram burocráticas e lentas, estão se tornando mais dinâmicas, ágeis e eficientes.

Para o contador, essas mudanças significam otimização de tarefas e melhor aproveitamento do tempo. Com as ferramentas certas, fica mais fácil cumprir com as obrigações tributárias, fazer a análise de dados para tomadas de decisão e realizar lançamentos e demonstrações financeiras com mais agilidade.

Os órgãos públicos também tiveram que assumir uma nova percepção em relação à tecnologia, disponibilizando ferramentas que pudessem contribuir de forma efetiva com a automatização de processos para as empresas, seja para renovar uma licença ou para outras atividades importantes.

Redesim: facilitando as demandas contábeis

Um dos sistemas que facilitou muito as demandas contábeis durante a pandemia de Coronavírus foi o Redesim, sigla para Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legislação de Empresas e Negócios. Este sistema foi instituído por meio da Lei 11.598 de 03/12/2007.

Mesmo tendo sido implementado no final de 2007, foi apenas em 2019 e 2020 que ele adquiriu um funcionamento ideal no Estado de São Paulo para operar nas diferentes esferas: Municipal, Estadual e Federal.

Nesse sistema, é possível fazer uma série de atividades. Abaixo listamos alguns dos principais serviços, confira quais são eles:

· Renovação ou solicitação de licença;

· Registro, inscrição, formalização e baixa de empresas;

· Legalização de empresas nas Juntas Comerciais;

· Alteração cadastral na Receita Federal;

· Consulta prévia de viabilidade;

· Obtenção de licenças;

· Mudança no contrato social;

· E muito mais!

Para usar o sistema de integração, basta uma única entrada de dados e documentos, que deve ser feita pela internet. Ainda é válido ressaltar que o Redesim já está disponível para mais de 3 mil municípios em todo território nacional. Esse programa atende, em média, 85% de todas as pessoas jurídicas que estão ativas no país. Em Barueri, por exemplo, o sistema já está 100% liberado para as empresas.

Vantagens da tecnologia nas demandas contábeis

A tecnologia soma uma série de vantagens em todos os âmbitos, principalmente quando se trata das demandas contábeis das empresas e organizações em geral. Confira os principais benefícios:

Desburocratização dos processos: um dos principais benefícios é, sem dúvidas, a otimização dos processos. A tecnologia torna as demandas contábeis muito mais práticas e menos burocráticas.

Saving time: uma das consequências positivas da desburocratização dos processos contábeis é o saving time, ou seja, a economia de tempo. Algumas demandas que antes levavam 45 dias para serem finalizadas, hoje podem ser feitas com agilidade graças à tecnologia, o que é extremamente vantajoso às organizações e aos escritórios.

Basicamente, todas as tarefas do setor contábil podem ser beneficiadas pela tecnologia, como folhas de pagamento, relatórios contábeis, cálculo de impostos, contas a pagar e a receber, entre outros.

Inserir a tecnologia nas demandas contábeis, empregando sistemas e softwares de qualidade, torna o trabalho muito mais prático, assertivo e produtivo. Quer saber mais? Fale com a equipe do Maia Office Contábeis!

12 visualizações

© Criado por Maia Office Contábeis.

Maia Office Contábeis


Tel: 11-98573-4966
E-mail: contato@maiaoffice.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Artico, n 22 sala 01 Barueri-SP

Fale conosco
Siga-nos
Parceiros